20 de Setembro de 2017 Cícero Araújo
Imprimir    E-mail

500 cirurgias: Mutirão de catarata será concluído nesta sexta-feira

Durante esta semana a 6ª Gerência Regional de Saúde dá sequência ao mutirão de cataratas, iniciado no mês passado com a primeira etapa. Até a próxima sexta-feira 22 serão realizados 200 procedimentos cirúrgicos, atendendo a demanda de 13 municípios: Patos, Emas, Malta, Salgadinho, Cacimba de Areia, Desterro, Areia de Baraúnas, São José de Espinharas, Teixeira, Vista Serrana, Catingueira, Mãe D’Água e Passagem.

 

Na primeira etapa, que aconteceu mês passado, foram realizadas 300 cirurgias, de um total de 500 destinadas aos 24 municípios que compõem a 6ª Regional de Saúde. Todo o processo que está culminando com a oferta desse importante serviço de saúde pública foi pactuado em reunião da CIRs – Comisão Intergestores Regional do Sertão.

 

O município de Malta, que teve direito a 24 procedimentos, ainda possui uma demanda de 35 pessoas cadastradas para cirurgia de catarata, e que não puderam ser atendidas este ano. A secretária municipal de saúde de Malta, Eriane Peixoto de Lucena, ressalta a importância do mutirão e parabeniza a gestão estadual pela sensibilidade ao problema, comum a muita gente, especialmente idosos.

 

“Viver sem enxergar tem sido muito doloroso para essas pessoas com catarata. Antes da cirurgia reclamam muito, se queixam em não poder ver a face de seus netos, das dificuldades até mesmo de caminhar dentro de casa, de não ter uma vida social normal como qualquer um. Porém, depois do procedimento cirúrgico, ficam maravilhados, melhoram a autoestima, sendo fácil perceber a alegria que transmitem após esse tratamento”, comenta a secretária de Malta.

 

A contrapartida dos municípios acontece com a triagem, realização dos exames de risco cirúrgico e transporte dos pacientes. 

 

 

 

Por Marcos Nascimento 



« Voltar
 
Voltar ao topo ↑