6 de Junho de 2017 Cícero Araújo
Imprimir    E-mail

Patos realiza etapa macrorregional da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

 

A cidade de Patos será sede nesta semana, dias 8 e 9, da 1ª etapa macrorregional da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Paraíba, evento que precede a Conferência Estadual, que ocorrerá  em João Pessoa nos dias 19 e 20 deste mês, tendo como tema central: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

 

Em Patos a etapa terá como local o Bloco G de Arquitetura das FIP – Faculdades Integradas de Patos. A 6ª Gerência está articulando com secretarias e conselhos municipais de saúde dos 49 municípios inseridos na 3ª macro, para o evento, que terá na coordenação o Conselho Estadual.

 

O objetivo da conferência é debater e propor diretrizes para a Ilmplementação da Política Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (eixo principal). “Trata-se de um momento bastante oportuno, onde os participantes poderão oferecer propostas que serão debatidas, aprovadas e encaminhadas para as conferências estadual e nacional, a fim de melhorar a política de assistência à saúde da mulher”, comentou José Leudo de Farias, gerente da 6ª Regional de Saúde.

 

Os debates da conferência preparatória, na macrorregional, que terá a participação da secretaria executiva da Saúde, Maura Sobreira, irão acontecer em torno de dois eixos temáticos. O primeiro versa sobre as políticas públicas para as mulheres, participação social, o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

 

O segundo eixo tratará das vulnerabilidades, equidade (respeito, igualdade de direitos), o mundo do trabalho e suas consequências na vida e saúde das mulheres. Durante a conferência de Patos haverá, além da parte cultural, palestras com magistrados, profissionais de saúde, representantes de conselhos da sociedade orgnizada.

 

Quatro temas passearão pelo encontro de Patos, em mesas-redondas:

 

Tema 1: Agroecologia, sustentabilidade e desafios para a saúde das mulheres, tendo como palestrante, José Dias Campos, superintendente da ONG CEPFs.

 

Tema 2: Adoencimento das mulheres na contemporaneidade. Palestrante: Drª Elainy Maria Dias de Medeiros França, professora do curso de Enfermagem das FIP, especialista em Geriatria e Saúde Pública.

 

Tema 3: Violência nos ciclos de vida das mulheres e a garantia da execução da PNAISM, tendo como oradora, Drª Joana Darc, ex-delegada da Mulher da cidade de Patos.

 

Tema 4: políticas públicas para as mulheres: conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado. Para esta última palestra,a magistrada Izabella Joseane Assunção Lopes de Sousa, de Patos.

 

 

 

Marcos Nascimento 



« Voltar
 
Voltar ao topo ↑