Com o objetivo de levar assistência especializada para trabalhadores do município de Patos, a Prefeitura Municipal, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Município (CEREST), órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu, na tarde desta terça-feira (18/4), na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS), atendimento médico e odontológico para os mototaxistas de Patos, um evento que faz parte do cronograma de atividades da campanha “Abril Verde” que está sendo realizada desde o dia 3 de abril.

 

Na ocasião, foram desenvolvidas ações voltadas para esse público, tais como atendimento com clínico geral, cardiologista, medição de pressão arterial, teste de glicemia, eletrocardiograma, atendimento odontológico, dentre outras ações. Aproveitando o momento, foi feita panfletagem com o objetivo de divulgar o que é o CEREST e os serviços que a entidade oferece aos trabalhadores.   

 

“Foi um dia especial para essa classe, porque vimos a vulnerabilidade que eles têm. Escolhemos a STTRANS para atendê-los, por ser um órgão que tem uma maior afinidade com esse público. E essas atividade visam trazer esse público pra perto de nós para que a gente pudesse proporcionar essas ações para eles”, disse a coordenadora do CEREST/Patos, Yara Dayne.

 

O que é o CEREST

 

Criado pela Portaria Ministerial 1.679/2002, ele tem o papel de assegurar ao trabalhador, retaguarda técnica especializada com um conjunto de ações e serviços da rede SUS. O órgão possui apoio matricial às equipes das mais variadas instâncias da rede de atenção, promoção e vigilância em saúde, suporte técnico de educação permanente, promoção e vigilância à saúde com assistência médica em várias especialidades que serão encaminhadas de acordo com a necessidade de cada trabalhador.

 

O Abril Verde entra no calendário do Estado através do decreto Nº 10.864 de 31 de março de 2017, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho, que consta em seus artigos: A Campanha é destinada a promover a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A cor verde em alusão à saúde representará a campanha e deverá ser utilizada em lenços e em todo o material divulgado.

 

Segue, abaixo, a programação completa:

 

 

 

 

Coordecom Patos