Na manhã deste sábado, dia 18 de novembro, um Pit Stop marcou a programação da campanha Novembro Azul no Mercado Público de Patos. A ação foi da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da atenção básica, em parceria com o Coletivo Homens com mais Vida, quando foram entregues panfletos à população presente, os profissionais de saúde também percorreram o interior dos dois mercados e realizaram adesivagem em veículos e orientações sobre a saúde do homem e o diagnóstico, prevenção e tratamento do Câncer de Próstata.

 

O secretário adjunto da saúde, Wendel Palmeira, lembrou que essa ação é para chamar a atenção dos homens para a Campanha do Novembro Azul, “mês o qual nós trabalhamos intensificamente a saúde do homem” Ele considerou um trabalho positivo e serve como um momento de conscientização sobre a saúde do homem, mas que a prevenção deve ser feita o ano inteiro, destacou. Wendel lembrou a programação nas Unidades Básicas de Saúde no período da noite nos dias, 22 – Ministro Ernani Sátyro no Bairro da Vitória; 23 – na UBS Rosinha Xavier na Rua do Prado e 29 – Na UBS Manoel Pereira no bairro do Novo Horizonte.

 

A campanha Novembro Azul é realizada no mundo inteiro no mês de novembro com o objetivo de conscientizar a população sobre o Câncer de Próstata, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, é a segunda doença mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Só em 2016, 61.200 (sessenta e um mil e duzentos) casos foram diagnosticados no país. Quando descoberta precocemente, as chances de cura chegam até 90%.

(IN – MN)