A Secretaria Municipal de Saúde, Através do Centro De Testagens e Aconselhamentos – CTA/SAE distribuiu durante a semana pré-carnavalesca, preservativos, masculinos e femininos, além de lubrificantes íntimos, em vários estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas na cidade, como bares, postos de gasolina e lanchonetes além de panfletos educativos com a finalidade de prevenir doenças sexualmente transmissíveis durante este período, que é considerado, um dos mais vulneráveis para a contaminação de HIV/AIDS, sífilis e hepatites.

As unidades de saúde, também foram abastecidas para reforçar o trabalho de prevenção durante o mês de janeiro, com reforço neste mês de fereveiro. Foram distribuídos 36 mil preservativos e mais de 700 geo lubrificantes íntimos.   

Segundo a Coordenadora do CTA, Érika Kaline Abílio, esse é um trabalho de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis - DSTs, pois o índice vem aumentando e preocupando as autoridades de saúde no município. “a doença não tem cara nem cor, nem sexo, então o CTA de Patos encontra-se aberto de segunda a sexta de 07:00 as 13:00 com dois médicos à disposição. Um clínico geral e um infectologista, atendendo toda a população de Patos e cidades vizinhas.” Érika ainda lembra que todo o trabalho feito no CTA/SAE é desenvolvido em absoluto sigilo dispondo de testes rápidos de HIV/AIDS, sífilis e hepatites, B e C, com resultados em apenas 20 minutos. Ela ressalta: “a conscientização é a melhor forma de prevenção”.

As pessoas que precisarem dos preservativos podem procurar nos locais citados, pois o CTA/SAE mudou a estratégia de distribuição, deixando a população mais à vontade para suas escolhas.

O CTA/SAE dispõe de um número celular para tirar dúvidas: 99964-1269

 

Marcelo Negreiros